sexta-feira, maio 12, 2006

"BUSHIDO - A BATALHA DE SEKIGAHARA" -------- > Movimento dos Comandantes

Para aqueles que solicitaram o esclarecimento de dúvidas sobre o movimento das peças dos comandantes em campo, aqui vai uma explicação detalhada:

Como pode ser visto no início de cada partida, as peças dos comandantes Ishida Mitsunari e Ieyasu Tokugawa são colocadas sobre casas maiores no tabuleiro, em lados opostos, sobre peças de movimento com faces voltadas para baixo - Mitsunari sobre a azul e Tokugawa sobre a dourada. Estas posições especiais, com tamanho equivalente a três hexágonos, representam uma única casa que faz fronteira com os cinco hexágonos adjacentes às suas posições. As peças de movimento sobre os quais estes são colocados no início da partida, ao serem desviradas no caso desta posição estar sendo atacada, permitirão a estes o deslocamento para qualquer fronteira adjacente a esta casa especial, respeitando-se as direções marcadas por uma seta, constantes na carta de movimento.

Os comandantes podem, a critério de cada jogador, permanecer intocados sobre estas casas especiais, até que alguém consiga fazer um ataque bem sucedido às suas posições. Neste caso, diferente de outras peças, o jogador agredido escolherá entre contra-atacar seu agressor (arriscando suas chances numa vitória ou derrota) ou fugir para uma casa adjacente à casa especial que ocupa.

As peças dos comandantes são as únicas que podem optar entre o contra-ataque ou a fuga, mas apenas quando se encontram ameaçados em sua posição original. Fora desta posição, assim como outras peças, serão obrigados à contra-atacar um possível agressor.

Evadindo-se ao combate, o jogador deverá desvirar sua carta de movimento e posicioná-la na casa especial junto à fronteira que lhe permita maior mobilidade (observar se as setas que indicam as rotas de deslocamento possível, permitem ou não o deslocamento para a direção escolhida). Estando esta casa livre e apontada pela carta de movimento, o jogador poderá pegar uma nova carta de movimento, colocar sobre o hexágono escolhido e posicionar seu comandante na nova posição.

Havendo interesse do jogador em deslocar o comandante mesmo sem estar sendo atacado, ele também poderá fazê-lo, mas sabendo que daí em diante, ele não poderá mais se esquivar a um ataque, fugindo. Deverá daí em diante, contra-atacar qualquer adversário, caso este o ataque.

A derrota em combate de qualquer um dos comandantes, dará a vitória imediata a seu adversário, encerrando automaticamente a batalha, não importando o número de tropas ainda presentes no tabuleiro.

Que as vitórias ensinem humildade e as derrotas resultem em aprendizado e experiência !

quinta-feira, maio 11, 2006

BUSHIDO - A BATALHA DE SEKIGAHARA

Em 2008 comemora-se o centenário da imigração japonesa ao Brasil, o que gerou a maior população de descendentes diretos de nipônicos fora do Japão. De lá pra cá tomamos o gosto e nos tornamos ávidos devoradores de informação sobre a cultura nipônica, desde a procura sobre tudo o que enfoca as artes marciais, até o boom dos mangás e animes nas TVs fechadas e abertas.

Nos cinemas e distribuidoras de DVDs, a enorme procura por filmes que versam sobre a cultura samurai e a história japonesa, espelha a curiosidade e o interesse sobre o tema.

Eventos e figuras históricas como o grande espadachim Musashi, entre outros, renderam livros, filmes, séries de TV, mangás e animes, aumentando ainda mais esta curiosidade.

Dezenas de videogames, jogos de computador e para tabuleiro internacionais vem há anos, versando sobre o assunto e paradoxalmente, nada no Brasil ainda havia sido lançado sobre o tema, mesmo com tanto interesse por parte dos brasileiros.

Agora isto mudou.

Esta lacuna foi preenchida com o lançamento pela companhia Xalingo, de um novo jogo de tabuleiro chamado “BUSHIDO – A BATALHA DE SEKIGAHARA”, inspirado na grande batalha entre samurais que unificou o Japão como uma nação, sob o comando de um só homem, o Shogun (senhor da guerra) Ieyasu Tokugawa (sua família permaneceu no poder por mais de 200 anos).

Este é o primeiro jogo brasileiro com temática sobre o universo dos samurais, baseado no conflito ocorrido em 21 de outubro de 1600, que levou mais de 150.000 samurais ao campo de batalha (Musashi entre eles), disputando o poder máximo que governaria todos os hans (províncias) japoneses.

Com lances cinematográficos de aventura, a batalha contou com tudo o que era possível, desde atos heróicos e destemidos, até uma reviravolta armada nos bastidores, que levou à vitória o lado numericamente inferior (maiores detalhes constam na história presente no manual de regras).

O jogo, no qual dois a quatro jogadores podem participar, coloca a disposição de cada lado, o controle de seis exércitos que tomaram parte na batalha, mais o senhor feudal.

Com lances de ataque e contra-ataque, blefes dignos de um bom jogo de pôquer que podem reverter às chances dos participantes e a possibilidade de inúmeras estratégias e reviravoltas durante a partida, BUSHIDO (que significa “Caminho do Guerreiro”) é um jogo para disputas rápidas e decisivas, não superando uma hora de duração cada partida.

Quase sem depender da sorte, pois não utiliza dados, é um bom teste estratégico que permite ataques e defesas decisivos, inclusive com blefes e simulações que vão testar sua capacidade de convencer o adversário de que suas tropas podem vencê-lo.

A caixa contém um manual de regras que conta a história da batalha e seus dramáticos lances, 14 peças retratando os exércitos samurais com seus estandartes da época, em bases de madeira, um tabuleiro e peças de deslocamento, contra-ataque e blefe, para iludir os adversários.

Descubra como é ser um dos generais samurais no campo de batalha!

Banzai !!

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS