segunda-feira, fevereiro 27, 2006

BRINQUEDOS PARA ADULTOS

Jogos e brinquedos são mais do que uma mera diversão. Assim como a comida é mais do que apenas um combustível para o corpo (quantas pessoas você conhece que comem qualquer coisa, só porque o corpo necessita?), jogos e brinquedos são simulações de situações; uma forma de testar na prática a velha máxima do "e se acontecesse dessa forma?". Jogos e brinquedos são receitas para saborear possibilidades.

O brincar é prazeroso, claro! Mas isso o torna menos valioso como instrumento de aprendizagem, experiência e treinamento para o viver e para as situações não aprendidas na vida? É óbvio que não.


Jogos e brinquedos talvez sejam a última forma segura de imaginar possibilidades, acrescentando experiência aos participantes da brincadeira, sem necessariamente expô-los aos riscos da situação real.

A maioria dos adultos encara o brincar como uma etapa de vida indissoluvelmente ligada ao período da infância; como se agregar experiência através de simulações fosse útil apenas nos primeiros estágios da vida - nada mais errôneo de se pensar.

Dizia Albert Einstein, que a imaginação é mais importante que o conhecimento - brincar é exercitar exatamente esta função do cérebro, que paulatinamente é instada a ficar domada, encarcerada nas prisões da razão.

"Não perca tempo imaginando coisas!" dizem aqueles que já não são mais capazes de utilizar seu cérebro para delinear novas soluções. Caia nessa e você, adulto, também se tornará apenas mais um "mutilado", frente a um problema qualquer de sua vida, para o qual os mestres de plantão não ensinaram a solução. Imaginar é, portanto, solução. E tal como nas academias, se não "malhar" muito, os músculos não respondem!!


Por isso, gostaria aqui de acrescentar novas definições nos dicionários para estas duas palavrinhas - brincar e brinquedo - já que entre as definições que lá constam, a maioria descreve, erroneamente, hábitos perniciosos:


  • Brincar (verbo) - Exercitar a imaginação e a superação de obstáculos através da tentativa e erro, tal como acontece na vida, só que de forma prazerosa e sem riscos, aprendendo sem esforço.
  • Brinquedo /ê/ s.m. - simulador de situações reais, hipotéticas, imaginárias ou aleatórias.


Medite um pouco sobre isso.

Agora vá a prática! Procure uma loja de brinquedos - lá certamente há algo para exercitar em você, a fantástica imaginação que você tinha quando ainda se considerava criança. Ela lhe poderá ser muito útil hoje, no adulto, treinando-o prazerosamente para resolver problemas.

No mínimo, fará de você alguém mais completo e bem humorado. E de adultos irritados e sem perspectivas, até você já deve estar cheio...
Lucio Abbondati Jr

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS