quinta-feira, maio 11, 2006

BUSHIDO - A BATALHA DE SEKIGAHARA

Em 2008 comemora-se o centenário da imigração japonesa ao Brasil, o que gerou a maior população de descendentes diretos de nipônicos fora do Japão. De lá pra cá tomamos o gosto e nos tornamos ávidos devoradores de informação sobre a cultura nipônica, desde a procura sobre tudo o que enfoca as artes marciais, até o boom dos mangás e animes nas TVs fechadas e abertas.

Nos cinemas e distribuidoras de DVDs, a enorme procura por filmes que versam sobre a cultura samurai e a história japonesa, espelha a curiosidade e o interesse sobre o tema.

Eventos e figuras históricas como o grande espadachim Musashi, entre outros, renderam livros, filmes, séries de TV, mangás e animes, aumentando ainda mais esta curiosidade.

Dezenas de videogames, jogos de computador e para tabuleiro internacionais vem há anos, versando sobre o assunto e paradoxalmente, nada no Brasil ainda havia sido lançado sobre o tema, mesmo com tanto interesse por parte dos brasileiros.

Agora isto mudou.

Esta lacuna foi preenchida com o lançamento pela companhia Xalingo, de um novo jogo de tabuleiro chamado “BUSHIDO – A BATALHA DE SEKIGAHARA”, inspirado na grande batalha entre samurais que unificou o Japão como uma nação, sob o comando de um só homem, o Shogun (senhor da guerra) Ieyasu Tokugawa (sua família permaneceu no poder por mais de 200 anos).

Este é o primeiro jogo brasileiro com temática sobre o universo dos samurais, baseado no conflito ocorrido em 21 de outubro de 1600, que levou mais de 150.000 samurais ao campo de batalha (Musashi entre eles), disputando o poder máximo que governaria todos os hans (províncias) japoneses.

Com lances cinematográficos de aventura, a batalha contou com tudo o que era possível, desde atos heróicos e destemidos, até uma reviravolta armada nos bastidores, que levou à vitória o lado numericamente inferior (maiores detalhes constam na história presente no manual de regras).

O jogo, no qual dois a quatro jogadores podem participar, coloca a disposição de cada lado, o controle de seis exércitos que tomaram parte na batalha, mais o senhor feudal.

Com lances de ataque e contra-ataque, blefes dignos de um bom jogo de pôquer que podem reverter às chances dos participantes e a possibilidade de inúmeras estratégias e reviravoltas durante a partida, BUSHIDO (que significa “Caminho do Guerreiro”) é um jogo para disputas rápidas e decisivas, não superando uma hora de duração cada partida.

Quase sem depender da sorte, pois não utiliza dados, é um bom teste estratégico que permite ataques e defesas decisivos, inclusive com blefes e simulações que vão testar sua capacidade de convencer o adversário de que suas tropas podem vencê-lo.

A caixa contém um manual de regras que conta a história da batalha e seus dramáticos lances, 14 peças retratando os exércitos samurais com seus estandartes da época, em bases de madeira, um tabuleiro e peças de deslocamento, contra-ataque e blefe, para iludir os adversários.

Descubra como é ser um dos generais samurais no campo de batalha!

Banzai !!

1 Comments:

Blogger Cesar Cusin said...

Olá... como faço para conseguir o PDF das regras desse jogo.

Agradeço antecipadamente.

Abração!!!

7:52 AM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS