sexta-feira, maio 12, 2006

"BUSHIDO - A BATALHA DE SEKIGAHARA" -------- > Movimento dos Comandantes

Para aqueles que solicitaram o esclarecimento de dúvidas sobre o movimento das peças dos comandantes em campo, aqui vai uma explicação detalhada:

Como pode ser visto no início de cada partida, as peças dos comandantes Ishida Mitsunari e Ieyasu Tokugawa são colocadas sobre casas maiores no tabuleiro, em lados opostos, sobre peças de movimento com faces voltadas para baixo - Mitsunari sobre a azul e Tokugawa sobre a dourada. Estas posições especiais, com tamanho equivalente a três hexágonos, representam uma única casa que faz fronteira com os cinco hexágonos adjacentes às suas posições. As peças de movimento sobre os quais estes são colocados no início da partida, ao serem desviradas no caso desta posição estar sendo atacada, permitirão a estes o deslocamento para qualquer fronteira adjacente a esta casa especial, respeitando-se as direções marcadas por uma seta, constantes na carta de movimento.

Os comandantes podem, a critério de cada jogador, permanecer intocados sobre estas casas especiais, até que alguém consiga fazer um ataque bem sucedido às suas posições. Neste caso, diferente de outras peças, o jogador agredido escolherá entre contra-atacar seu agressor (arriscando suas chances numa vitória ou derrota) ou fugir para uma casa adjacente à casa especial que ocupa.

As peças dos comandantes são as únicas que podem optar entre o contra-ataque ou a fuga, mas apenas quando se encontram ameaçados em sua posição original. Fora desta posição, assim como outras peças, serão obrigados à contra-atacar um possível agressor.

Evadindo-se ao combate, o jogador deverá desvirar sua carta de movimento e posicioná-la na casa especial junto à fronteira que lhe permita maior mobilidade (observar se as setas que indicam as rotas de deslocamento possível, permitem ou não o deslocamento para a direção escolhida). Estando esta casa livre e apontada pela carta de movimento, o jogador poderá pegar uma nova carta de movimento, colocar sobre o hexágono escolhido e posicionar seu comandante na nova posição.

Havendo interesse do jogador em deslocar o comandante mesmo sem estar sendo atacado, ele também poderá fazê-lo, mas sabendo que daí em diante, ele não poderá mais se esquivar a um ataque, fugindo. Deverá daí em diante, contra-atacar qualquer adversário, caso este o ataque.

A derrota em combate de qualquer um dos comandantes, dará a vitória imediata a seu adversário, encerrando automaticamente a batalha, não importando o número de tropas ainda presentes no tabuleiro.

Que as vitórias ensinem humildade e as derrotas resultem em aprendizado e experiência !

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Comprei hoje mesmo teu jogo aqui em PoA, fiquei bem feliz com a qualidade das peças...li as regras e fiquei com algumas dúvidas, mas amanhã vou jogar com minha namorada e se continuar em dúvida envio elas por aqui...Mis uma vez parabéns pelas tua iniciativa e sucesso...e força a Xalingo pelo investimento

9:26 PM  
Blogger Lucio Abbondati Jr Lucia Vasconcellos Abbondati said...

Estou a sua disposição para quaisquer esclarecimentos Ubiratã!!

Feliz ano novo! E muito divertimento!!

Lucio Abbondati Jr

12:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tenho procurado o jogo bushido da zalingo nas lojas do Rio de Janeiro e não tenho encontrado. O que é uma pena pois gosto muito dos jogos de vocês... Como posso adquiri-lo?

Pedro Prata, RJ

9:07 AM  
Blogger Lucio Abbondati Jr Lucia Vasconcellos Abbondati said...

Você encontra o Bushido na Barra da Tijuca, no Rio-Design, na PB Kids.

A PB Kids os vende regularmente. Outra forma de conseguí-lo é entrar em contato com a Xalingo diretamente e perguntar onde está a venda, em um loja perto de você.

Em Niterói você também os encontra com facilidade, em Icaraí, na Mamulengo, na Brinqueteria ETC & PAU e na Livraria Ver&Dicto.

Um grande abraço

Lucio

12:39 AM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS