"BUSHIDO - A BATALHA DE SEKIGAHARA" -------- > Movimento dos Comandantes
Para aqueles que solicitaram o esclarecimento de dúvidas sobre o movimento das peças dos comandantes em campo, aqui vai uma explicação detalhada:
Como pode ser visto no início de cada partida, as peças dos comandantes Ishida Mitsunari e Ieyasu Tokugawa são colocadas sobre casas maiores no tabuleiro, em lados opostos, sobre peças de movimento com faces voltadas para baixo - Mitsunari sobre a azul e Tokugawa sobre a dourada. Estas posições especiais, com tamanho equivalente a três hexágonos, representam uma única casa que faz fronteira com os cinco hexágonos adjacentes às suas posições. As peças de movimento sobre os quais estes são colocados no início da partida, ao serem desviradas no caso desta posição estar sendo atacada, permitirão a estes o deslocamento para qualquer fronteira adjacente a esta casa especial, respeitando-se as direções marcadas por uma seta, constantes na carta de movimento.
Os comandantes podem, a critério de cada jogador, permanecer intocados sobre estas casas especiais, até que alguém consiga fazer um ataque bem sucedido às suas posições. Neste caso, diferente de outras peças, o jogador agredido escolherá entre contra-atacar seu agressor (arriscando suas chances numa vitória ou derrota) ou fugir para uma casa adjacente à casa especial que ocupa.
As peças dos comandantes são as únicas que podem optar entre o contra-ataque ou a fuga, mas apenas quando se encontram ameaçados em sua posição original. Fora desta posição, assim como outras peças, serão obrigados à contra-atacar um possível agressor.
Evadindo-se ao combate, o jogador deverá desvirar sua carta de movimento e posicioná-la na casa especial junto à fronteira que lhe permita maior mobilidade (observar se as setas que indicam as rotas de deslocamento possível, permitem ou não o deslocamento para a direção escolhida). Estando esta casa livre e apontada pela carta de movimento, o jogador poderá pegar uma nova carta de movimento, colocar sobre o hexágono escolhido e posicionar seu comandante na nova posição.
Havendo interesse do jogador em deslocar o comandante mesmo sem estar sendo atacado, ele também poderá fazê-lo, mas sabendo que daí em diante, ele não poderá mais se esquivar a um ataque, fugindo. Deverá daí em diante, contra-atacar qualquer adversário, caso este o ataque.
A derrota em combate de qualquer um dos comandantes, dará a vitória imediata a seu adversário, encerrando automaticamente a batalha, não importando o número de tropas ainda presentes no tabuleiro.
Que as vitórias ensinem humildade e as derrotas resultem em aprendizado e experiência !