quinta-feira, julho 13, 2006

JOGOS PARA O EXERCÍCIO DA CRIATIVIDADE

O desenvolvimento de jogos de estratégia equivale a criação de uma ferramenta de simulação que permita a interação lúdica de vários participantes, numa saudável competição de desempenhos. Estes atuam como verdadeiros "aparelhos de ginástica" para a mente e a criatividade, "desenferrujando" o pensamentos e as rotinas do dia a dia.

No período de 5 a 29 de agosto de 2004, apresentei na galeria de arte da Aliança Francesa, em Niterói, RJ, minha nova coleção de jogos de estratégia, em uma exposição coletiva com Christine Góes, denominada "LUDUS - UMA VIAGEM PELO IMAGINÁRIO ATRAVÉS DOS JOGOS" (ver fotos) . Foram expostos ao público 12 trabalhos, dos quais 4 entraram em produção e chegaram às lojas no ano de 2005 e um em 2006, pela fábrica Xalingo do Rio Grande do Sul. A fábrica hoje conta com 6 de meus trabalhos no mercado nacional:

  • DE ONDE AS COISAS VÊM? - pedagógico para crianças, que ensina através de associação e memória, as origens das coisas que estas encontram em seu dia a dia. Este trabalho foi apresentado na tese de graduação na Faculdade de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, recebendo nota máxima da banca examinadora. Para até 4 pessoas (Cuidado adultos!! As crianças costumam nos dar uma surra neste aqui!!).
  • CORRIDA DAS PALAVRAS - corrida de velocidade utilizando a capacidade de formar palavras do vocabulário, com as letras que tiverem sido sorteadas, numa raia de corrida. Para dois jogadores, mas vários compradores me mandaram cartas dizendo que também é ótimo como jogo para uma só pessoa.
  • CAÇADA AO TESOURO - reproduz uma sala onde aventureiros devem chegar às câmaras de tesouro, passando pelos robots de segurança. Cada jogador assume um lado (robots ou aventureiros) e depois trocam, para comparar os desempenhos. Aquele que obtiver mais tesouros, ganha. Estratégico que depende apenas da habilidade dos jogadores. O jogo também conta agora com uma versão revestida pelo licenciamento dos "Padrinhos Mágicos", onde Timmy e Vicky foram clonados por uma máquina duplicadora e duelam para chegar aos tesouros. Para dois jogadores, de 8 a 80 anos.
  • BATALHA NAVAL - combate entre duas grandes caravelas, onde cada jogador tenta acertar os canhões e tripulantes inimigos do adversário, utilizando destreza e estratégia no "disparo" de discos de madeira, na captura do navio e o tesouro rival. Para dois jogadores.
  • OS QUATRO ELEMENTOS ( COMBATE DE MAGOS ) - combate numa arena mística, entre 4 magos das forças da Terra, Fogo, Ar e Água, utilizando feitiços de levitação, telecinese, materialização ou desintegração, para imobilizar os adversários em campo. Vencerá aquele não tiver sido imobilizado pelos demais. Jogo estratégico para quem gosta dos mundos de Harry Potter e o Senhor dos Anéis. Para até quatro jogadores. Segue aqui um tutorial de como ele pode ser jogado, em um vídeo do youtube:
  • BUSHIDO - A BATALHA DE SEKIGAHARA - inspirado na batalha que unificou o Japão como nação nas mãos de um só Shogun. Cada lado controla sete diferentes exércitos de samurais, com os estandartes representando os símbolos originais utilizados na época por cada senhor feudal. É o único jogo nacional com a temática dos samurais, voltado para os apreciadores de temas históricos orientais, mangás, animes, artes marciais e interessados pela cultura nipônica. Estratégico de ação rápida, para até quatro jogadores.

Funcionando tanto como forma de passatempo como exercício da capacidade de adaptação, raciocínio e solução de problemas, os jogos são exemplos fascinantes de como o prazer pode e deve ser aplicado no exercício da mente humana.

Lucio Abbondati Jr

Marcadores: , ,

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS