quinta-feira, setembro 21, 2006

RPG & CARDGAMES COLECIONÁVEIS – 3 – Os Jogos de Cards

Cardgames colecionáveis utilizam um sistema de jogo bem diverso dos RPGs. Estes simulam combates, como nos jogos de guerra, só que utilizando cartas com diferentes características e poderes em cada lado (são chamadas Cards). Uma partida começa como num duelo, pela escolha de armas (cards) para enfrentar um adversário, sabendo que cada jogador não poderá utilizar todos os que têm, só um número limitado.

Encontra-se à venda de duas formas: caixas como um baralho de 60 cards acompanhados de regras, chamados decks básicos e envelopes iguais aos pacotes de figurinhas, chamados boosters, que podem expandir ou acrescentar novas cards à mão do comprador. Tanto os decks quanto os boosters trazem uma distribuição aleatória em seu conteúdo, tal como acontece com as figurinhas das bancas de jornal.

Assim também como nos antigos jogos de “bater figurinha” da década de 60, onde os jogadores ganhavam aquelas que fossem desviradas numa pilha onde se misturavam os cromos dos competidores, neste jogo os vencedores também recebem como prêmio, cards dos adversários em suas vitórias.

Os cards recebem um valor financeiro diferenciado por sua dificuldade na obtenção, com proporção dessemelhante entre as mais difíceis, que são chamadas cards raros. Isto signifca que eles podem chegar a várias centenas de reais por um card apenas (existem várias publicações no mercado, que cotam estes valores para os ávidos colecionadores).... Perder cards pode significar muito dinheiro que se vai, para o derrotado, o que aumenta e muito a adrenalina de uma partida. Já que na grande maioria das vezes, aqueles que possuem melhores cards à escolha tenderão a vencer, muitos são os jogadores que torram centenas de reais na compra compulsiva de boosters, esperando tirar aquele valioso card raro que o levará à vitória. É claro que também que existe a possibilidade de se vencer um adversário pelo desvio da atenção ou desconcentração, o que torna este sistema muito semelhante ao jogo de pôquer.

Vários são os tipos existentes no mercado, com temas muito diferentes, tais como fantasia, ficção, desenhos animados, temas de filmes e etc, sendo o mais popular deles, com milhares de variantes entre suas cartas, “Magic The Gathering”, com o tema fantasia na época medieval (Merlin, cavaleiros andantes, guerreiros, dragões e este tipo de coisa), há vários anos no mercado. Contam inclusive com torneios internacionais com prêmios em dinheiro, assemelhando-se também nisso aos torneios de pôquer.

Os cardgames colecionáveis estimulam a tomada de decisões e a adaptabilidade às diferentes estratégias e combinações de cards dos adversários, obrigando os colecionadores a uma constante reavaliação tática de sua conduta, nas partidas.

Tal como ocorre com os vídeogames e no pôquer, deve-se ressaltar também, que são altamente adictivos para os participantes, levando alguns colecionadores a gravitar sua vida ao redor do jogo, o que às vezes os leva a dar menos importância a outras atividades como estudo, obrigações e etc, pela emoção e risco que despertam no ganho de um card importante ou na iminência de uma valiosa perda.

Primeira Parte (Esclarecendo Diferenças)
Segunda Parte (RPGs - Os Jogos de Personificação)
Retornar ao Geral

Lucio Abbondati Jr

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS