sábado, fevereiro 12, 2011

CORRIDA DAS PALAVRAS - UM JOGO CAMPEÃO (100.000 UNIDADES VENDIDAS)

Em 2003, quando nosso jogo Corrida das Palavras foi licenciado e passou a ser vendido pela fábrica Xalingo, não fazia vislumbrar ainda que se tornaria um grande sucesso de vendas. Era mais uma aposta, entre as tantas que o mercado coloca a disposição do público.

Nos sete anos que se seguiram, sua carreira demonstrou uma venda consistente, atingindo em 2010, mais de 100.000 unidades vendidas no Brasil.

Para dois jogadores em um tabuleiro com duas raias paralelas, propunha aos oponentes chegar mais rapidamente à linha de chegada, formando escadas de palavras verticais e degraus de palavras horizontais, como deslocamento. As diferentes táticas desenvolvidas pelos participantes opunham aqueles que preferiam palavras curtas e de colocação rápida, aos que preferiam palavras longas, que avançassem velozmente em direção à linha de chegada.

Com a embalagem original dos carrinhos na capa - provável homenagem do artista que fez a arte, à palavra corrida - entrou no mercado e como tal, mostrou-se ser um jogo muito veloz, que podia demonstrar rapidamente quem tinha ou não um bom vocabulário Não tendo turnos, permitia aos participantes jogar simultaneamente, o que acelerava bastante o seu transcurso.

À medida que suas vendas iam acontecendo, muitas pessoas descobriram varias outras qualidades no mesmo, como o fato de que podia ser jogado sem a necessidade de oponentes, como um veloz jogo de paciência, ou mesmo, que podia ser jogado em duas equipes, com três ou quatro pessoas de cada lado, cada grupo assumindo uma raia do tabuleiro.

As professoras nas escolas descobriram então, que além de divertido e competitivo, o jogo era um aliado muito eficaz ao ambiente didático, pois motivava a formar palavras o que permitia corrigir erros e demonstrar termos que às vezes eram desconhecidos entre os competidores.

Com o passar das vendas, ele ainda assumiu novas e diferentes embalagens, culminando na mais recente (novamente vermelha), já após ultrapassar a centena de milhar em vendas.

É com enorme prazer que vemos este “filho” crescer, amadurecer e demonstrar suas qualidades, além é claro do prazer óbvio que proporciona aos participantes, como eficiente instrumento pedagógico, incentivo da adaptabilidade, exercício da memória e uso do vocabulário.

Parabéns à Xalingo, que em seu trabalho e parceria, transformou-o em um sucesso de vendas. Nossos mais sinceros agradecimentos.

Lucio Abbondati Junior

20 Comments:

Blogger Dândan Oliveira said...

Eu tenho um comentário quanto às regras deste jogo. Por exemplo, as regras não mencionam em nenhum momento se a compra de peças uma a uma de ser em turnos, ou mesmo se os jogadores jogam ao mesmo tempo ou em turnos. Há também um erro terrível no desenvolvimento das regras deste jogo que é relacionado á quantidade de peças do jogador. A regra dele diz que o numero de peças na mão do jogador nunca pode ultrapassar 12 peças, mas não informa como este deve proceder se no meio do jogo o jogador se deparar com 12 peças de consoante e nenhuma possibilidade de palavra pra formar. Comprei este jogo ontem, e após ler todas as regras meu namorado se deparou exatamente com esta situação. Não basta só querer ganhar dinheiro, é preciso muita inteligência para criar um jogo bom de verdade!

5:18 PM  
Blogger Lucio Abbondati Jr Lucia Vasconcellos Abbondati said...

Prezada Dân O.,

Agradeço sua gentileza no comprometer de seu tempo para alertar-me de possíveis falhas nas regras do jogo que criei. Como não me arvoro ser dono da verdade, procurei ler as instruções que estão indo nas caixas e não apenas no meu original, para ver se suas queixas procedem, já que você foi a primeira pessoa que o criticou nestas mais de 100.000 unidades vendidas, incluindo aí o crivo severo dos professores que o indicam em sala de aula.
A fim de dirimir todos os problemas que você levantou, separei suas críticas de forma a esclarecê-las parte a parte:

1 - Você cita que “as regras não mencionam em nenhum momento se a compra de peças uma a uma de ser em turnos, ou mesmo se os jogadores jogam ao mesmo tempo ou em turnos.” (transcrevi suas palavras).

Sendo este um jogo de corrida para a formação do maior número de palavras a fim de chegar rapidamente à linha final, (objetivo explicitado logo no PRIMEIRO PARÁGRAFO após a palavra REGRAS, na página 1, linha 9), o jogo logicamente não preveria qualquer alternância de jogadas entre os participantes (turnos). Uma alternância obrigatória de jogadas mataria qualquer possibilidade de um jogador com um maior vocabulário acelerar sua colocação de palavras em direção a vitória. Aquele que é forçado a retirar peças uma a uma do saquinho (no findar das letras capazes de formar palavras), é obrigado a fazê-lo para ser literalmente atrasado e ter que se adaptar as letras que saírem. Causou-me estranheza a crítica, pois além de naquele trecho das instruções não haver qualquer menção a turnos, a própria palavra TURNO sequer consta em qualquer parte das regras - pode conferir.

2 - Você afirma que “as regras dizem que os jogadores nunca poderão ter mais de 12 peças na mão”(transcrevi suas palavras).

Gostaria de saber de qual parágrafo você retirou isso, já que NÃO HÁ UMA INSTRUÇÃO COMO ESSA NO MANUAL DE REGRAS! Aliás, como aconteceu em seu equívoco anterior, a palavra NUNCA também não consta em qualquer parte das regras. Confira você mesma. Eu o fiz palavra por palavra.

3 - Em sua terceira crítica, você diz que a regra “não informa como este deve proceder se no meio do jogo o jogador se deparar com 12 peças de consoante e nenhuma possibilidade de palavra pra formar” (transcrevi suas palavras).

Voltei novamente ao manual de regras para conferir e está explícito na 14ª LINHA DA 2ª PÁGINA como proceder nestes casos. Para não restar dúvidas de sua parte no que digo, transcrevo o trecho das regras abaixo, na íntegra:

Caso aconteça de algum jogador não conseguir formar sequer uma palavra com as doze letras que sorteou (por exemplo - se não saírem vogais entre elas), ele deverá devolvê-las ao saquinho e, após misturá-las, retirar 12 novas letras.

Como você e seu namorado se equivocaram quanto a isto, eu não sei.

4 – Quanto a sua última crítica “Não basta só querer ganhar dinheiro, é preciso muita inteligência para criar um jogo bom de verdade!”, imagino que vocês, assim como se equivocaram nas três críticas anteriores, possam querer rever sua avaliação, fruto da má interpretação.

Sei que após uma boa lida nas regras, vocês poderão realmente aproveitar o jogo que adquiriram. Eu e minha família o consideramos muito divertido, assim como também nossos amigos que o jogam divididos em dois grupos, como numa gincana.

Dentre os 15 jogos de minha autoria já colocados no mercado brasileiro por várias fábricas e mais quatro por chegar agora em janeiro, posso lhe dizer que tenho pelo Corrida das Palavras um enorme carinho.

Do momento em que foi lançado até hoje, ele já foi produzido em 5 diferentes apresentações, agradando a todos os compradores. Espero que o mesmo possa acontecer a vocês.

Agradeço por sua atenção, desejando a você e seu namorado, um ótimo ano novo.

9:28 PM  
Blogger Kerwin Muriel said...

Olá, tenho esse jogo mas, infelizmente, perdi as regras... e não acho em canto nenhum... tem como me passá-las? Obrigado!!!

9:27 PM  
Blogger rabelo said...

ola.
Mexendo nos brinquedos do meu irmão achei o jogo, corrida das palavras, porém sem as regras...
gostaria de aprender a jogar para ensinar meu filho.

9:24 AM  
Blogger Juliana Bohn said...

Bom dia.

Fiz uma troca com este jogo e não encontro as regras...onde posso encontrar?
A Xalingo não responde meus e-mails.

Obrigado pela atenção.

10:07 AM  
Blogger Unknown said...

Tenho o jogo corrida das palavras, comprei, mas nunca joguei, pois minha irmã perdeu as instruções. Como faço para obtê-las?
meu email: acrismcardoso@gmail.com

1:45 PM  
Blogger Unknown said...

Tenho o jogo corrida das palavras, comprei, mas nunca joguei, pois minha irmã perdeu as instruções. Como faço para obtê-las?
meu email: acrismcardoso@gmail.com

1:46 PM  
Blogger Unknown said...

Bom dia.

Tudo bem? Minha filha ganhou de um primo, mas sem as regras. Poderia me direcionar onde posso encontrar as regras ou enviar por email por favor? Procurei no site da Xalingo e tb não encontrei!

Att

Cláudio (e-mail: clahishar@yahoo.com.br)

9:27 AM  
Blogger Unknown said...

Ola, tenho esse jogo mas perdi as regra, tem como me passarem? Obrigada

4:25 PM  
Blogger Jeane Sa said...

Tenho o tabuleiro em casa mas nao tenho as regras...

1:03 PM  
Blogger Unknown said...

Gostaria de receber as regras do jogo
Obrigada

5:40 PM  
Blogger Unknown said...

Perdi o manual de regras como faço para obtê-lo?

6:49 PM  
Blogger Unknown said...

Gostaria de pedir o envio do manual para jogar pois perdi o meu

1:14 AM  
Blogger Ricardo Cerqueira said...



Boa tarde. Alguem poderia me enviar a regra por favor?

email: ricardaoforce@gmail.com
wathsapp : 21 986264170

3:39 PM  
Blogger Walter Santiago said...

Alguém tem as regras?

5:25 PM  
Blogger Unknown said...

Eu também preciso das regras. Por favor se alguém tiver. Meu email celiafl.almeida@hotmail.com

11:55 AM  
Blogger Unknown said...

Por favor, me manda foto das regras?! celiafl.almeida@hotmail.com

11:56 AM  
Blogger quiquihaagensen said...

babyliss pro nano titanium curling iron - Titanium Art
babyliss pro titanium engagement rings nano micro hair trimmer titanium titanium mountain bikes curling iron. 1. T-PCA-A-S-G-N. Manufacturer: black titanium ZVCO; Manufacturer: UCO; Type:. Description:; titanium chopsticks Product Description:. Product Type:; Product of

8:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Boa noite. Pode compartilhar as regras? suelen1745@hotmail.com

10:17 PM  
Blogger Papo de AEE said...

Olá sou professora tenho o jogo em sala de recursos mas não tenho as regras. Pfv seria possível enviá-la ao meu email para q eu possa jogar com meus alunos? Grata! Email: daisymeloletras@gmail.com

4:43 PM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS