quinta-feira, setembro 21, 2006

RPG & CARDGAMES COLECIONÁVEIS – 1 – Esclarecendo diferenças

Tendo trabalhado diretamente com os RPGs e os Cardgames colecionáveis junto ao público por sete anos, em nosso centro cultural, o Além da Imaginação, chamou-me a atenção numa conversa recente com dois professores, o seu total desconhecimento e confusão entre estes dois diferentes sistemas lúdicos:

- RPGs ou “ROLE PLAYING GAMES”, que numa tradução adequada ao português significa Jogos de Representação, onde os participantes recebem papéis para representar em conjunto, um roteiro escrito por um contador de histórias chamado Mestre do Jogo (Game Master ou GM).

- CARDGAMES COLECIONÁVEIS, como são conhecidos por aqui os jogos de cartas onde os jogadores montam um baralho para utilizar contra os adversários, escolhendo uma quantidade definida de cartas entre as centenas de diferentes variantes disponíveis que tenha adquirido ou trocado com outros colecionadores.

Colocar dois sistemas tão diferentes como estes numa mesma categoria, seria como considerar iguais aviões do tipo de um Airbus e os ônibus, apenas por que ambos são veículos que transportam passageiros. E foi justamente a imprensa, infelizmente, que muito contribuiu para criar este tipo de confusão.

Pelo desconhecimento ainda hoje do que estes sistemas são, por grande parte da mídia, assistimos absurdos assombrosos serem publicados na imprensa escrita ou falada, classificando-os como jogos a serem colocados na mesma categoria que atividades anti-sociais, como jogos de computador violentos. Em certos momentos, chegaram a ser manipulados como forma de “esquentar” matérias policiais mornas, para justificar crimes (!!!?) sob um prisma que contasse com o medo que a ignorância suscita na população - um artifício francamente utilizado por quem não tem escrúpulos para conseguir seus objetivos, sejam elementos da imprensa sensacionalista, causídicos desonestos ou mesmo políticos em busca de rápida ascensão.

Em função de tanta desinformação artificialmente plantada, chegamos até o absurdo da bancada política da cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, tentar aprovar leis que vedassem sua comercialização, porte, leitura e prática dos RPGs, mesmo em âmbito doméstico, com a alegação que estes incitariam a criminalidade! Não é incrível o poder que a ignorância tem sobre os de mente mais estreita? Se tivessem conseguido seu intento, proibiriam todos os tipos e variantes possíveis destes jogos, inclusives os que são utilizados para o ensino evangélico, uso pedagógico nas salas de aula ou treinamento empresarial !!! (é, eles também existem para este fim, mas tais políticos desconhecem o fato).

Assim como qualquer coisa na vida, jogos podem ter virtudes e defeitos, mas daí imputar-lhes características que eles não têm para criar receio infundado, não. Bons jornalistas pensam e distinguem as coisas, maus jornalistas forjam e “fabricam” chifres em cabeça de burro, propiciando bastante confusão.

A fim de aclarar as dúvidas, explicitarei nos próximos blogs, as características que envolvem estes dois tipos de jogo, que são facilmente distinguíveis, por suas singularidades.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não deixe de postar..tenho um projeto voluntário de levar jogos de tabuleiro as escolas públicas e seus relatos aumentam meus subsidios para implantar "vender" essa idéia...

9:23 PM  
Blogger Lucio Abbondati Jr Lucia Vasconcellos Abbondati said...

Continuaremos postando Ubiratã, não se preocupe. É que o Projeto Cavalo de Tróia prossegue com suas atividades e o tempo vai ficando escasso, às vezes.

Deixei respostas em suas duas outras mensagens postadas nos tópicos daqui.

Veja e deixe seus comentários, para mantermos este canal aberto.

Acho muito interessante esta sua empreitada e no que puder ajudar, conte comigo.

Um abraço

Lucio

8:36 PM  
Blogger Danilo said...

Olá Lucio,
Você conhece muito de tabuleiro, me diz uma coisa, você escreve só no seu blog ou na ilha também?

9:05 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Lucio,
sou produtora e estou realizando um documentário sobre games. Gostaria muito de entrar em contato com você.
Você poderia me enviar seu e-mail?
Desde já agradeço,
Julia De Simone
(juliadesimone@gmail.com)

6:58 PM  
Blogger Fabio Rocha said...

Muito interessante este blog. Sou amante de quase todos os tipos de jogos (aliás, a poesia não é um jogo com palavras?) e também sempre acreditei no caráter educacional dos mesmos, nunca muito valorizado em nossa cultura! Abraços e sucesso!

10:06 AM  
Anonymous star wars toys said...

Very nice and informative blog.. keep posting.. thanks.

4:45 AM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS