domingo, fevereiro 13, 2011

A LISTA COMPLETA DE MEUS JOGOS

Alguém chamou a minha atenção esta semana, por não encontrar no blog a lista completa de meus jogos em um só post, de forma a ficar fácil localizá-los.

Atendendo a pedidos, aqui vai ela, com foto e descrição, tanto dos nove que se encontram à venda no momento, quanto dos três que deixaram de ser comercializados, por força da extinção do licenciamento que os atrelava à fábrica:

CORRIDA DAS PALAVRAS (Xalingo) – jogo que pode ser jogado tanto por dois oponentes, duas equipes de vários jogadores ou mesmo de forma solitária (como paciência), numa corrida para ver quem consegue formar palavras de forma mais rápida, de forma a escalar o tabuleiro até a linha de chegada (mais detalhes do jogo, podem ser encontrados neste mesmo blog, no post anterior a este (clique aqui).



DE ONDE AS COISAS VÊM? (Xalingo) – jogo de 2 a 4 participantes, que demonstra a origem da coisas que nos cercam no cotidiano (ex: a vaca que dá o leite, de onde se origina o queijo). A idéia deste jogo surgiu quando uma criança da cidade me disse que o leite nascia nas caixinhas de leite. Explicada sobre a verdadeira origem, que ela muito estranhou, percebi que o produto pronto e acabado, tende a iludir o comprador sobre a origem e conexões de cada produto. Este jogo foi protótipo de minha defesa de tese, do curso de graduação em Produção Cultural da UFF, RJ, em 2000, obtendo nota máxima pela proposta. Durante a apresentação, demonstrei que usando-se o seu sistema, pode-se ensinar qualquer tipo de conteúdo, o que muito agradou a todos os mestres presentes.



CAÇADA AO TESOURO (Xalingo) – jogo para dois jogadores, que difere dos demais por propor aos participantes que comparem seus desempenhos em ambos os lados da disputa, alternando os lados do tabuleiro (joga-se defensivamente com as oito peças de um lado e depois com as duas atacantes do outro). O objetivo central da disputa é levar o máximo das oito peças até os abrigos no lado oposto do tabuleiro, esquivando-se das duas peças atacantes que pretendem capturá-las.Joga-se uma vez com os atacantes e uma com as outras. Aquele que conseguir passar mais peças, ganha. Este saiu em duas versões "Caçada ao Tesouro" e uma licenciada para os Padrinhos Mágicos.


BATALHA NAVAL - ATAQUE PIRATA (Xalingo) – jogo para dois jogadores que mescla estratégia e destreza manual, simulando um combate entre duas caravelas. O objetivo dos jogadores é eliminar os tripulantes do adversário, de forma a tomar o navio. Com duas grandes caravela postadas na vertical e tripulantes escondido no verso, há entre elas traves com passagens numeradas por onde se deve disparar um disco de madeira, para escolher que território do navio será atacado. Se o jogador acertar e passar o disco através do número desejado, pode retirar uma peça do adversário daquele local. É muito divertido, permitindo muitas partidas onde a pontaria e destreza de cada jogador é testada.


OS QUATRO ELEMENTOS (Xalingo) – jogo para dois a quatro jogadores, onde numa arena mística, magos tentam imobilizar seus adversários em campo, utilizando poderes para se esquivar do aprisionamento (telecinese, levitação, desmaterialização e materialização). É um jogo estratégico que dispensa dados, permitindo aos jogadores formar sua própria tática para cercar os adversários. É muito divertido, sendo um dos meus preferidos. Penso em expandir suas regras no futuro e dar continuidade na história.


BUSHIDO - A BATALHA DE SEKIGAHARA (Xalingo) – jogo para dois a seis jogadores, que simula o conflito que unificou o Japão como uma nação sob comando de Tokugawa, que se tornou o primeiro Xogun. Tem como o objetivo capturar o general adversário e conta com a representação da maior parte das famílias que participou do conflito. Um dos lados joga com Ieyasu Tokugawa e seu exército e o outro com Ishida Mitsunari e seus comandados. Para aqueles que apreciam a história do Japão, militaria, samurais e mangás. Muito competitivo, permite reviravoltas e blefes, bloqueando passagens e defendendo posições.


DRAGON BALL Z - O TORNEIO (Algazarra) - simula o popular torneio de artes marciais presente no mangá e anime de Akira Toriyama. O jogo trabalha com a memória e a formação de palavras, que quanto maiores forem, empurrarão o adversário mais rapidamente para fora do tabuleiro. Com quatro jogadores, é disputado em duas baterias semifinais e uma final entre os vencedores. É muito divertido, sendo um extraordinário exercício para memória e percepção espacial, pois as letras que serão usadas para formar as palavras, voltam a ficar com a face voltada para baixo, após serem desviradas em cada rodada.



DRAGON BALL Z - QUADRIMEMÓRIA (Algazarra) – jogo para quatro a seis jogadores, que combina o jogo da memória clássico com os quebra-cabeças. É necessário formar uma imagem completa, utilizando as quatro peças separadas de cada uma, embaralhadas e dispostas com a face para baixo, na mesa. Se duas peças forem desviradas e pertencerem a mesma figura, o jogador da vez poderá tentar uma terceira e se a mesma também pertencer a figura, prosseguir para tentar achar quarta peça. Qualquer erro passa a vez ao adversário seguinte. Um grande exercício, que indico aqueles que querem dar um upgrade na memória.


DRAGON BALL Z - O DESAFIO DO DRAGÃO (Algazarra) – jogo de dois a quatro jogadores, que desafia os jogadores a demonstrar o seu conhecimento sobre a história de Goku e os Guerreiros Z.

Testa os conhecimento sobre o anime e o mangá, sendo indicado a todos os fãs da série.




O SENHOR DOS ANÉIS - A GUERRA DO ANEL (Glasslite) – jogo oficial licenciado pela Warner Bros, por ocasião do lançamento do filme homônimo no Brasil, sendo hoje objeto de colecionador para os fãs de J.R.R. Tolkien.

Simulava a tentativa da irmandade do anel para chegar a Mordor, enquanto Sauron procura capturar os jogadores. Um lado jogava com os personagens da irmandade do anel e o outro, com os orcs de Sauron e Saruman.

Encontra-se fora do mercado pelo fim do licenciamento e também, pelo encerramento das atividades da Glasslite.


CASA DOS ARTISTAS – SBT (Glasslite)jogo oficial, simulava as condições do programa homônimo do Sistema Brasileiro de Televisão.

Para dois a seis jogadores, propunha dezenas de atividades que os jogadores deveriam fazer, que podiam ser usadas inclusive fora do contexto do jogo de tabuleiro, numa festa, por exemplo.

Encontra-se fora do mercado pelo fim do licenciamento e também pelo encerramento das atividades da Glasslite.


POSSO PERGUNTAR ? (Toyter Brinquedos) – Jogo licenciado oficial para o Parque da Mônica, da Maurício de Souza Produções.

Para dois a quatro jogadores, propunha perguntas e respostas sobre os personagens, enredos e cenários da turminha da Mônica, para os fãs de carteirinha dos queridos personagens.

Encontra-se fora do mercado pelo fim do licenciamento entre a Toyster e a Maurício de Souza Produções.

Lucio Abbondati Junior

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom.. eu tenho uma pergunta que esta me condenando faz um tempo. Estou criando um jogo de RPG de tabuleiro que envolve Dragon Ball e Yu Yu Hakusho.. Um jogo muito fiel aos dois animes. O jogo ainda nao esta pronto, pois pretendo que seja um jogo em que serao necessarias mais do que 50 horas de jogo para termina-lo. Bem complexo e impolgante, como um RPG de plataforma.. Agora chega de lenga lenga.. vamos a pergunta: Depois que estiver pronto, poderei patentia-lo para poder comercializa-lo? Sobre direitos autoriais, poderei consegui-los com os proprios criadores dos animes ?

11:02 PM  
Blogger Lucio Abbondati Jr Lucia Vasconcellos Abbondati said...

Você poderá patenteá-lo como um produto original no INPI, mas só em relação a forma e não a sua mecânica, já que lei brasileira não protege nenhum sistema ou método.

Há, contudo, outras formas de resguardo do que você criou: registre a imagem do jogo e de suas peças no Fundão (RJ) como obra de arte visual; as regras deverão ser registradas na Biblioteca Nacional como obra literária e por último, faça uma cópia completa do jogo, coloque num envelope, sele como carta registrada e envie para si mesmo e o guarde sem abrir, como prova de sua existência atestado pelo carimbo do correio federal. Em caso de cópia, leve o envelope a um juizado, para que ele seja aberto na presença de uma autoridade, onde você demonstrará pela data da postagem, que seu original precedia a versão que o está plagiando . Outra forma de proteção é registrar e arquivar uma cópia num cartório de documentos e ofícios, agindo com ele da mesma forma que a proteção dos correios.

Quanto a comercialização e o licenciamento, só será possível se a detentora das imagens lhe conceder este direito, por um preço tão mais alto quanto maior for a popularidade do anime. E isto, supondo que ele já não tenha sido concedido para ser explorado por nenhuma outra fábrica. Eles também terão de concordar que seu sistema valoriza suas criações.

Você mesmo pretende investir dinheiro em sua construção física, comercialização com revendedores e custos de distribuição, ao invés de apresentá-lo a uma fábrica de brinquedos para comercializá-lo?

Caso a resposta for negativa e você pretenda que alguém o fabrique pelo licenciamento sua criação, precisará convencer alguma fábrica se interesser por ele, para colocá-lo em sua linha de produtos. E aí também se inicia todo o cortejo de licenciamento com a detentora da imagem, que poderá aceitar a proposta ou negá-la. Eles também terão o direito de exigir mudanças no visual, de forma a não comprometer suas criações (o Style Guide sempre é determinado pelo proprietário da imagem). Ter um visual licenciado aumenta as vendas, mas também reduz a sua margem de royalties.

Espero que estes esclarecimentos o ajudem! Boa sorte com sua criação!

12:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigado pelos esclarecimentos Lucio Abbondati Jr Lucia Vasconcellos Abbondati.

Na verdade eu estava pensando em deixar que alguma fabrica especializada o fabrique e o comercialize, nao pretendo fazer isso eu mesmo.

Tenho mais uma pergunta, nesse jogo ha diversas imagens que eu peguei da internet, mais a maioria sao prints dos proprios episodios dos animes.

Tambem e preciso pedir permissao para usar tais imagens? Se eu consequisse o licenciamento eles mesmo poderiam colocar suas proprias imagens ?

Mais uma vez muito obrigado pela atencao =D

1:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Aah mais uma coisinha.. se eu mostrar direto para uma empresa de fabricacao de jogos.. e eles gostarem da ideia.. eles mesmo correm atras dos direitos autorais?

3:17 PM  
Blogger Lucio Abbondati Jr Lucia Vasconcellos Abbondati said...

Bom dia,

Quanto ao uso das imagens que você pegou na internet, tenho más notícias: você provavelmente não poderá usá-las. É o detentor dos direitos de imagem que determina quais mais poderão ou não ser usadas. Elas servirão apenas para você demonstrar o jogo para uma fábrica e serão descartadas, se ele for aproveitado.

Quanto aos direitos autorais, não. Você é que terá de proteger a sua obra e eles farão constar no contrato que você garanta que ela é original, para se protegerem de uma cópia que possa entrar no mercado.

Dois conselhos:

- Use o recurso mais em conta para proteger a sua criação e após a aprovação de uma fábrica, cerque-se de todos.

- Procure fazer criações baseadas em idéias de sua própria autoria, que dispensem licenciamento por uma terceira parte. O licenciamento de imagens é bastante custoso e provavelmente será absorvido, reduzindo a sua margem de lucro. Pense nisso. O que importa mesmo, é a mecânica do jogo - a imagem só veste.

Um grande abraço

Lucio Abbondati Jr

12:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

entao quer dizer que eu mesmo teria que correr aras do licenciamento antes de mostrar pra alguma fabrica?

Em relação ao que você falou sobre o preço da liberação das imagens ser caro, podendo anular os lucros, pra mim isso nao seria tão ruim.. o que eu quero mesmo é poder proporcionar uma diversão para fãs dessas series assim como eu. Afinal agora é tarde pra tentar criar um jogo de mesma mecânica e com personagens de minha autoria.. pra mim perderia um pouco o sentido da diversão de juntar 2 animes conhecidos.. alem de que nao tenho ideia de como criar meus proprios personagens.. rsrs

Agradeço de coração pelos esclarecimentos.. estão me ajudando bastante =D

2:37 PM  
Blogger Unknown said...

Bom dia você tem o manual de regras do batalha naval da caminho

10:15 AM  

Postar um comentário

<< Home

POSTAGENS MAIS RECENTES        POSTAGENS MAIS ANTIGAS